sexta-feira, 4 de março de 2011

USANDO A INTERNET PARA SE COMUNICAR COM SEU CLIENTE

O mercado está cada vez mais competitivo, as empresas a cada dia lançam um novo produto ou serviço com o intuito de conquistar novos clientes e manter os que já têm, mas muitas destas organizações esquecem de um fato importante: a comunicação.
Acredito que se as empresas dessem mais valor a comunicação com seu cliente, como dão ao lançamento de produtos e serviços, com certeza não veríamos tantas se fechando ou passando por crises, sejas elas pequenas ou grandes.
O curioso é que os empresários possuem uma ferramenta importante para criar um canal de comunicação eficaz com seu cliente: a internet; o problema é que muitos ainda não se deram conta da importância deste instrumento.
Através de redes sociais, como twitter, facebook, Orkut ou até mesmo por e-mail, a empresa é capaz de construir uma relação concreta com seu público-alvo, e o mais interessante, construindo um canal de comunicação forte, a empresa pode obter uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, pois ao passo que seus clientes vão fornecendo informações e dados a partir de reclamações e sugestões, a organização tem a chance de construir uma campanha especificamente voltada para este grupo, pois através dos dados obtidos, já se sabe quais são suas expectativas, necessidades, e até mesmo a linguagem e a forma que se deve lançar a campanha.
O problema é que em muitas organizações, chegar a este ponto, ainda não passa de um “sonho” que poucos empresários querem realizar, veja bem leitor, algumas empresas para não dizerem que não se comunicam com seus clientes, oferecem respostas “enlatadas”, prontas, que poucas vezes satisfaz a duvida do consumidor, para se ter uma idéia, de acordo com uma pesquisa realizada pela HSM, apenas 2% das respostas automáticas atendem com precisão, e o pior, em alguns casos o cliente se dá o trabalho de mandar um e-mail diretamente para a organização, mas não obtêm a resposta.
Felizmente alguns consumidores estão despertando para este fato, reclamando destas organizações, por meio de mensagens no twitter, comunidades no Orkut e até mesmo vídeos no Youtube.
Dessa forma é relevante que a empresa (seja ela pequena ou grande), comece a criar uma rede de relacionamento forte e complexa com seu publico alvo, para que assim ela possa crescer não só em termos de lucro, mas também em termos de comprometimento para com seu publico alvo.

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